Pages

Aline Abreu. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

FIBRA DE CADA DIA–Qual a importância?

Eu sempre ouvi minha mãe falar sobre a importância de comer alface, por que ele tem fibras, assim como já ouvi diversas outras pessoas falando que é importante comer fibras. Essas pessoas tem razão, apesar de muitas vezes não saberem o por que é importânte, o por que é saudável!

healthy cherry tomato, herbs friut and vegetablesSem contar que muitas e muitas vezes torcemos o nariz, por que consideramos alimentos ricos em fibra ruins(de gosto). Afinal ai, quem é gamado em um alface? Ou todo mundo que está lendo esse texto sabe fazer um arroz integral macio e saboroso?

Mas o que são essas tais de fibras?alimentosricosemfibras

São partes de vegetais (células mais especificamente) que nosso organismo não digere. Mas se ele não digere, como elas podem fazer bem, você ai está pensando e é sobre isso que vamos falar aqui…

Mas, para que elas servem?

Elas regulam o intestino, melhorando o trânsito intestinal, ajudam a baixar o colesterol ruim, controlam o açúcar no sangue, ajudam a combater alguns tipos de câncer e ajudam na saciedade. Sem contar que podemos dizer que algumas fibras “limpam” as paredes do intestino, ajudando na absorção dos nutrientes.

fibras 3Elas também ajudam no esvaziamento da vesícula biliar - sabe aquele troço que muita gente acha que só serve para dar pedra, mas que serve e muito para a digestão? - esse esvaziamento ajuda na digestão dos alimentos e previne a formação de cálculos(não os de matemática, as pedras mesmo).

Quem come poucas fibras está mais propenso a ter apendicite, colesterol alto, câncer de intestino, pedra na vesícula, diverticulose, prisão de ventre, etc.

A ingestão de fibras deve ser acompanhada de ao menos 2 litros de água por dia, para que não cause prisão de ventre.

E por acaso existem muitos tipos de fibras?raçao-humana

Existem basicamente dois tipos: As fibras solúveis e as insolúveis.

As insolúveis, que são encontradas em farelo de trigo, por exemplo, servem para regular e limpar o intestino, enquanto as solúveis, que são encontradas no feijão, na beterraba, na aveia, ajudam a baixar o colesterol do sangue, já que “absorvem” parte da gordura ingerida e “eliminam” essa gordura.

ATENÇÃO: Nenhuma fibra vai tirar a gordura que está ARMAZENADA no seu corpo. Essa absorção é da gordura que você estará ingerindo naquele momento.

Alimentos que contém fibras:

· Cevada;

· Arroz integral;

· Feijão;

· Lentilha;

· Ameixas secas;

· Maçãs com casca;

· Laranja;20100813_011529_g

· Banana;

· Kiwi;

· Uvas passas;

· Pera;

· Ervilhas;

· Espinafre;

· Alface;

É comum pessoas dizerem que ao consumir fibras a digestão fica mais rápida. Isso é um equivoco o que acontece na verdade é que ao ingerir fibras elas incham (dando impressão de saciedade) e após, elas aumentam o bolo fecal o que pode aumentar o número de idas ao banheiro, mas não aceleram a digestão.

As fibras devem estar presentes em todas as refeições e caso isso não seja possível, existem muitos suplementos disponíveis para aumentar a ingestão de fibras solúveis e insolúveis.

Muitas pessoas não gostam de alimentos integrais – que por acaso são os que possuem mais fibras – por que tem um gosto forte, são mais difíceis de preparar, demoram mais para ficar prontos, são difíceis de temperar, etc.

O arroz integral, por exemplo, que é um dos alimentos mais recomendados em uma alimentação saudável, é odiado por muitas pessoas.

Existem maneiras simples de preparar alimentos integrais de maneira prática e saborosa e eu pretendo postar receitas e vídeos de receitas para vocês!

É preciso tomar cuidado com pães que se dizem integral, olhar os rótulos com atenção, pois tem pães no mercado que não tem nem 3% de farinha integral!

0 comentários:

 

Blogger news

Blogroll

Google

Sobre