Pages

Aline Abreu. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Quais os beneficios do ômega-3?

Segundo a Wikipedia ômega 3 é um ácido carbolixo poliinsaturado e mais um monte de Omega fatty acids PTblábláblá que muita gente não entende. Em resumo, o ômega 3 assim como o ômega 6 são gorduras, que são chamadas de essênciais por que o corpo não as produz.

O ômega 3 ajuda a diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom (pois é, existe um colesterol bom), ele ainda é ômega 3 e 6considerado antiinflamatório, e antialergico, ajuda na diminuição do risco de desenvolvimento de diabetes, AVC, Artrite reumatóide, Asma, colites, alguns tipos de câncer, etc.

Vou explicar o porque nós precisamos de gorduras no nosso corpo: por causa dos hormônios esteróides, que todos nós produzimos e que são importantissímos para nossa sobrevivencia: estrogenio, progesterona, testosterona…

Nova-Imagem3O que acontece é que a algumas décadas atrás, tudo que era gordura era considerado péssimo e essa ideia ainda persiste entre pessoas não ligadas a nutrição, pois a mídia martelou isso nas nossas cabeças. Ai tudo mudou: Ovo não faz mais mal(na verdade nunca fez) óleos e gorduras animais não são mais vilãs e comer só saladinha não é saudável.

Hoje a regra é: comer de tudo de maneira equilibrada!omega3 (1)

Mas além disso o que mais o colesterol faz? Ele ajuda na produção de corticóides, aqueles que ajudam quando estamos ultra estressados, ajuda a produzir vitamina D, os hômonios sexuais, ajuda a deixar as celúlas firmes, ajuda com os sais biliares, ajuda a receptar a serotonina(aquela da felicidade) entre outras omega3_grafcoisitas mais…

O grande problema é quando, por exemplo, fritamos a gordura e ela vira uma gordura ruim, maléfica, principalmente para o coração.

Existem alguns tipos de gorduras: As saturadas, a moniinsaturadas e as poliinsaturadas e a trans.

A saturada geralmente é de origem animal, igual a nossa quando estamos com uma pancinha, ela é encontrada em carnes, leite e é sólida a temperatura ômega-3-melhora-desempenho-cérebroambiente(tipo a nata do leite ou a gordura da picanha) e existem gorduras vegetais que são saturadas também, como os óleos tropicais, tipo o óleo de coco.

A monoinsaturada é mais fácil de digerir, são liquidas a temperatura ambiente, tipo o azeite de oliva, amendoim, cajú, nozes e abacate.

omega3A poliinsaturada são liquidas até quando refrigeradas, e é ai que encontramos o ômega 3 e 6. Nosso corpo NÃO PRODUZ e eles são importantes, eles não podem ser cozidos, por que ficam rançosos e perdem suas propriedades.

A ingestão do ômega 3 nos ajuda a queimar gorduras. Sim, é verdade! Por que essa gordura, assim como outras como o óleo de coco, ajudam na oxigenação, aumentam a capacidade cardiaca, e a temperatura corporal, fazendo com que gastemos mais energia.omega1

Mas não vá achando que é só se entupir de ômega 3 , 6 e óleo de coco que você vai emagrecer, por que NÃO VAI! Elas são importantes dentro de uma dieta equilibrada, onde cada parte da alimentação tem sua função.

omega-3Mas onde é que eu acho essa maravilha?

E algumas espécies de peixe(cavala, arenque, sardinha, salmão, atum, bacalhau), semente de linhaça, castanhas e nozes, em alguns óleos vegetais(tipo o azeite de oliva) e vegtais de folhas verdes escuras.

Os peixes devem ser assados, grelhados ou cozidos, NherbalifelineUNCA FRITOS.

Eu sei, é dificil comer tudo isso no dia a dia, e mesmo quando comemos, nós sabemos que muitas dessas fontes não tem a mesma quantidade de nutrientes que tinham a anos atrás, por causa de agrotóxicos, empobrecimento do solo, e mais um monte de interferencias do ser humano. Por isso existem por ai os suplementos de ômega 3 que podem ser tomados todos os dias.

 

Blogger news

Blogroll

Google

Sobre