Pages

Aline Abreu. Tecnologia do Blogger.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Ensinando crianças a se odiarem

 Outro dia, conversando com minha irmã, que é atriz, ela me contou uma história que me deixou muito, mas muito chocada mesmo.
Para que vocês entendam essa história preciso dizer que assim como eu, minha irmã tem a pele bem branca e cabelos bem lisos(ou seja, está em um grupo de privilégio e só seria mais privilegiada se fosse homem).
Ela estava me contando que um dia acompanhou uma amiga, que fazia estágio em um abrigo de crianças(não sei se o nome orfanato é correto, pois nem todas as crianças são órfãs na verdade). Essa amiga dela dava aula de teatro. Ela sentou para conversar com uma garotinha, que tinha chego recentemente no abrigo, junto com a irmã de colo. Uma garotinha negra, de cabelo crespo e de apenas 3 anos. Essa garotinha não queria participar das atividades e mal respondia para minha irmã.
Querendo puxar assunto com a pequena, minha irmã a elogia e diz que ela é linda e para a surpresa da minha irmã a menina olha para ela e diz: Eu seria linda se tivesse o cabelo igual ao seu. Minha irmã ainda tentou argumentar, dizer que o cabelo dela era bonito e ela só repetia que era mentira, que o cabelo dela era feio, duro e ruim.
Tentando mudar de assunto, minha irmã disse que a cor da pele dela era lindo e perguntou: "troca comigo" e a menina respondeu: "Só se você trocar de cabelo comigo".
Minha irmã então tentou ir por outro rumo e falar de outras coisas.
No mesmo dia, mais tarde, ela foi pegar uma menininha no colo, um bebê e uma das monitoras disse que não era para pegar para que a criança não se acostumasse e depois não ia mais querer dormir sem colo.
Então eu fico pensando, que sociedade é essa que faz com que uma criança odeie seu próprio cabelo?
Que sociedade é essa que acha que um bebê não pode ganhar colo para não atrapalhar os outros?
Ser contra a legalização do aborto é muito fácil, quando depois que a criança nasce ela é maltratada, excluída, ensinada a odiar o próprio corpo, ensinada que não merece amor e carinho e que a vida é muito difícil?
Não entendo como uma criança de 3 (três!!!!) anos pode falar que o cabelo dela é feio, ruim e duro. Nenhuma criança deveria se odiar. Crianças deveriam brincar a aprender que a beleza tem várias faces e que não existe cabelo ruim, pele ruim, olhos ruins. Deveriam aprender que pessoas são iguais e que não existe quantidade de melanina, orientação sexual, tipo de cabelo, gênero ou qualquer fenótipo/genótipo que diferencie o caráter de alguém. 
Crianças deveriam aprender a amar e serem amadas.
Mas ainda assim, tem pessoas que acreditam que é melhor que crianças vivam sendo maltratas e muitas vezes mortas do que que uma mãe escolha não ter um filho.
Muitas pessoas acham um absurdo adotar uma criança "se você pode ter a sua", afinal você não sabe o que aquela criança carrega com ela(sério, como assim????)
Não sei nem o que pensar.

3 comentários:

Lord Anderson disse...

Triste, triste demais.

A maneira como crianças indefesas são abusadas, neglegenciadas, ensina a estarem num padrã restrito ou não terão o direto de serem verdadeiramente feliz, é cruel.

É assim que nos tornamos uma sociedade doente.

Rboges disse...

É que a maioria dos que se posicionam contra o aborto está apenas repetindo um discurso de censurar (na verdade tolher) a liberdade das mulheres. Não tem nada a ver com proteger ou salvar as crianças.

Aline disse...

Infelizmente as pessoas tem dois pesos e duas medidas...

 

Blogger news

Blogroll

Google

Sobre